quarta-feira, março 02, 2016

PALCOS: «Amok» na Ópera de Reims (1)

Estavam-se a criar as condições para a eclosão  da Primeira Guerra Mundial, quando Alma Mahler e Oskar Kokoschka viveram uma paixão assolapada, que acaba de inspirar a ópera «Amok», de François Cattin (música) e Orianne Moretti (libreto), recentemente levada à cena em Reims. O que não admira já que atual Europa não deixa de alimentar perturbações tão ameaçadoras como as então verificadas.
O termo “amok” provém de uma doença mental de origem malaia, que chegou à Europa por volta de 1830 e equivalia algo próximo da fúria descontrolada. Nalguns casos revestia-se de uma raiva suicidária, que levava tudo à frente, morrendo e matando quantos encontrasse no percurso.
Foi esse o tema de um quadro pintado em 1909 por um jovem pintor austríaco, que o designou como «Amokläuter» e prenunciou a loucura em que viria depois a tombar. Ele chamava-se Oskar Kokoschka.
Para construir o seu libreto, Orianne Moretti recorreu às centenas de cartas trocadas pelos amantes, bem como às investigações de Alfreid Weidinger e Bénédicte Abraham, que lhe garantiram a credibilidade da assumida «very true history».
Alma Mahler nasceu em 31 de agosto de 1879 na Viena decadente desse final de século em que se vivia o alegre Apocalipse da dinastia dos Habsburgos. Ela idolatrava o pai, Emil Schindler, reconhecido como um dos mais prestigiados pintores paisagistas do Império.
Quando ele morre - tinha ela 13 anos -, a jovem Alma fica desconsolada. A mãe não tarda em casar com Carl Moll, um dos discípulos do mestre e chefe de fila da Escola da Secessão Vienense. Embora Alma o odeie, é graças a ele que frequenta os ambientes da vanguarda local e se torna numa das suas principais divas graças à sua beleza.
Dá o primeiro beijo a Klimt por quem se apaixonou loucamente e até casar-se com Gustav Mahler - que lhe exige a renúncia à composição musical - ainda namorisca com o compositor Zemlinsky e com o pintor Knopff.

Sem comentários: