segunda-feira, fevereiro 05, 2018

As partes do Todo (XV) - 5 de fevereiro de 2018: as origens do sistema solar

Há 13,7 mil milhões de anos o Big Bang dava início ao nosso Universo. Trezentos milhões de anos mais tarde podiam-se detetar as primeiras estrelas, a seguir as primeiras galáxias. A nossa Via Láctea só surgiria há 12 mil milhões de anos e o nosso Sol há 4,6 mil milhões de anos.  Relativamente à realidade cósmica, que nos rodeia, somos uma espécie de «recém-chegados».
Durante muito tempo pensou-se que o Sol resultara da supernova Coatlicue, mas uma teoria recente põe em causa tal hipótese. Voltam-se a questionar as origens do sistema solar, sabendo-se que a sua formação, embora incomum relativamente a outras galáxias, não será caso único numa génese, que se manifestou através de muitas possibilidades alternativas.
A presença do alumínio 26 no nosso sistema solar é um dos maiores mistérios a esclarecer, porque não se sabe como pode ter sintetizado nas condições cósmicas conhecidas. Mesmo os meteoritos caídos na Terra, autênticos fósseis da época da formação do sistema solar, trazem consigo os vestígios desse elemento químico. Hoje há quem defenda a tese da substituição do cenário clássico pela chegada de uma estrela gigante e massiva à nebulosa solar, conferindo-lhe essa e outras características ainda por clarificar.

Sem comentários: