segunda-feira, outubro 13, 2014

ETOLOGIAS: babuínos, gatos e cães a viverem juntos

Surpreendente um filme do realizador Jean-François Barthod, que mostra como em dois locais da Arábia Saudita distanciados 400 kms - em Taif e em Ai Nemas - as comunidades de babuínos passaram a integrar cães e gatos selvagens.
Os cães são os descendentes dos antepassados, que ajudavam os nómadas sauditas a controlar os seus rebanhos e ficaram entregues a si mesmos quando toda a população se sedentarizou. Talvez essa domesticação tenha desempenhado um papel fundamental na sua associação com os babuínos, cuja proteção garantem contra a ameaça dos seus predadores: outros cães selvagens, lobos ou hienas.
Menos evidentes são as razões para que os gatos também se tenham juntado a tais comunidades, mas a realidade mostra como se integraram com a mesma naturalidade que os cães.
O fenómeno, desconhecido em qualquer outra parte do mundo, explica-se ainda pelo facto de existir comida em abundância, propiciada pelos habitantes das aldeias próximas, quer pelo lixo que abandonam, quer pela que não hesitam em lhes irem proporcionar intencionalmente.

Sem comentários: