sexta-feira, outubro 03, 2014

ESCRITOS: «Ao Contrário das Ondas» de Urbano Tavares Rodrigues

Há oito anos Urbano Tavares Rodrigues publicou este romance cujo título já constituía em si um programa coincidente com toda a sua biografia: «Ao Contrário das Ondas». Porque, a exemplo de uns quantos «imprescindíveis» - atendo-nos ao poema do Brecht - o escritor foi daqueles que sempre porfiou em contrariar a onda inerente ao rumo tomado pela História, em que tudo se tem conjugado para prosseguir e consolidar-se a exploração do homem pelo homem.
De fácil leitura, como sempre decorreu da sua bibliografia romanesca,  «Ao Contrário das Ondas» tem quatro personagens principais para definirem outros tantos modelos de comportamentos no Portugal do último quartel do século XX.
Sabina é a mulher mal amada, que encara o envelhecimento com serenidade, decidida a não alimentar por mais tempo os equívocos de uma relação definitivamente esgotada.
Mafalda é a mulher vistosa e apostada em conquistar um estatuto social, que lhe estará sempre vedado, porque não consegue entender a sua condição de mero suporte à afirmação viril do amante, por isso mesmo indisponível para lhe garantir a respeitabilidade do estatuto a que aspira. 
António Pedro é o amigo recatado, mais ouvinte do que falador, e que assiste a tudo quanto se passa à sua volta com a sageza de quem analisa um cenário sociológico sem nele comprometer quaisquer emoções.
E há Lívio, o ex de Sabina e o amante de Mafalda, que alimenta a lenda do seu antifascismo heroico, mas capaz de aceder ao convite do governo de direita para colaborar no projeto de privatizar a Justiça. Embora querendo iludir-se de participar nesse executivo para lhe limitar os danos, quando na realidade buscara satisfação para a sua incomensurável vaidade.
Urbano, que muito viu na sua preenchida existência, aposta nas abordagens do amor e da liberdade, mostrando-se tão crítico para com a misoginia quanto compassivo para com as suas desiludidas vítimas.  Sem deixar de ferrar justa farpa a quem abandonou os idealismos da juventude em proveito do arrivismo da acinzentada maturidade...

Sem comentários: