quinta-feira, novembro 16, 2017

(DL) O realismo mágico de Gabriel Garcia Marquez

Mesmo que por intermédio de um telefilme rodado há quase trinta anos pelo também colombiano, Lisandro Duque Naranjo, «Milagre em Roma» é exemplar na demonstração do que caracterizou o realismo mágico latino-americano de que Gabriel Garcia Marquez foi um dos principais expoentes. Para além dos fenómenos inexplicáveis, que desafiam a racionalidade dos agnósticos, estas estórias revelam a cupidez dos políticos burgueses, a corrupção dentro da hierarquia católica e a ingenuidade do povo facilmente vítima das mais óbvias vigarices.
Para Margarito Duarte, protagonista deste conto de gabriel Garcia Marquez, a alegria esvai-se no dia em que trazendo um boneco de corda para oferecer de prenda à jovem filha, esta lhe morre nos braços de forma tão fulminante, quanto inevitável.
Sepultada no cemitério local, Evelia Duarte só voltará a centralizar a estória quando, doze anos depois, o município trata de mudar a residência dos mortos, fazendo-os transferir para outro campo santo. Para surpresa de Margarito, e comoção de todos quantos logo se rendem ao mistério, o corpo da miúda está sem qualquer deterioração em relação ao dia do seu enterro.
Que é uma santa!, logo se apressam a proclamar as mulheres da aldeia, que já se tinham sentido impressionadas pelas súbitas rajadas de vento levantadas, quando Margarito abrira o caixão.
Chamado de urgência para avalizar a canonização o bispo de Arménia apressa-se a nega-la, guiando-se pelas explicações que possam ter preservado o corpo da miúda. Mas logo um eclipse solar parece dar razão aos aldeãos, que clamam contra o centralismo indecoroso do bispo. Uma rápida subscrição pública logo garante a Margarito os meios para viajar até Roma na tentativa de que seja o Papa a dar razão aos anseios de população quanto á santificação da jovem conterrânea.
Alojado em casa de um tenor colombiano, que está a estudar na Cidade Eterna, Margarito vai confrontar-se com os cálculos políticos do embaixador e a burocracia do Vaticano. Resultado: cai no logro de um vigarista vestido de bispo, que o espolia do dinheiro numa altura em que a própria polícia municipal vem exigir-lhe o corpo da filha para que seja novamente sepultado.
Invetivando a miúda, instando-a a acordar para que possa escapar à prevista condenação, Margarito consegue que ela acorde e é levando-a ao colo que consegue passar pelos atónitos guardas. Operara-se o milagre de Evelia regressar à vida, retomando os seus dias de criança alegre tais quais os havia deixado interrompidos doze anos atrás.

Sem comentários: