segunda-feira, novembro 06, 2017

(AV) Web Summit: o meu mundo não é deste reino

Quando cheguei ao mundo da informática já tinha 35 anos e não imaginava que essa tecnologia viria a entrar tão vincadamente nos nossos dias. Apenas num quarto de século a distância que se venceu entre o Spectrum com que alguns amigos entusiasmavam-se em jogos rudimentares e os dias de hoje com a inteligência artificial a marcar presença em todas as atividades humanas, correspondeu a uma prodigiosa transformação de valores, conceitos e modos de pensar.
Ao ver um documentário sobre os moldes em que se criarão obras de arte por volta de 2050 a sensação, que me fica é a de estar irreversivelmente démodé. Se já me fora difícil engolir o urinol de Duchamp ou ouvir com sérias reservas alguns artistas conceptuais a defenderem a razão de ser das suas criações que, esteticamente, nada me dizem, como encarar esse futuro em que se dispensam as telas, as tintas, a pedra, o escopro ou o barro, porque tudo passará  pela gestão habilidosa dos algoritmos em programas tão incompreensíveis como os milhares de caracteres chineses? Prescindirá a arte do seu lado físico para se restringir a criações informáticas de uma complexidade inimaginável para as capacidades da nossa ultrapassada geração?
Um exemplo relativamente primitivo do que será a arte desse futuro tão próximo têm sido as exibições de estórias nas fachadas do torreão norte do Terreiro do Paço e que tantos basbaques têm atraído nas noites de verão, sem esquecer os inevitáveis carteiristas, que ali acorrem a mostrar não menos rentável perfomance. Mas voltam a justificar-se questões jamais resolvidas como as que dizem respeito à função da arte: meramente fonte de prazer ou capaz de suscitar questões políticas e sociais justificativas da sua vertente comprometida? Arte pela arte ou algo que faça pensar, contestar, indignar?
Suscita-se-me algum sobressalto perante o íntimo desajustamento em relação a um mundo de que me vou apartando.  Porque, mesmo usando e abusando das redes sociais, passam-me inevitavelmente ao lado as magnas questões discutidas por estes dias na celebrada Web Summit.

Sem comentários: