segunda-feira, novembro 10, 2014

LEITURAS: «A Última Colina» de Urbano Tavares Rodrigues (1)

As últimas obras de Urbano Tavares Rodrigues têm de ser vistas sempre na sua lógica testamentária. Falecido em 2013, já há várias anos, que o escritor se encontrava remetido a sua casa, demasiado fragilizado na saúde para que sequer pudesse comparecer às muitas sessões cívicas e de homenagem para que nunca deixou de ser convidado. No entanto, esse enclausuramento forçado não afetaram em nada a sua lucidez e até ao fim nunca deixou de evidenciar uma consciência apurada da forma como a História do mundo se ia continuando a escrever.
Publicado em 2008, «A Última Colina» integra um conjunto de textos, que evocam toda a sua experiência de luta em prol de um mundo mais justo, que a evolução subsequente à queda do muro de Berlim pareceu dificultar. Ainda assim ele confiava que este momento histórico só demonstrava a fiabilidade da célebre fórmula enunciada por Lenine em como a luta dos povos é feita de dois saltos em frente e um à retaguarda.
Vai-nos cabendo viver precisamente este longo intervalo em que, após memoráveis conquistas capazes de fazerem sonhar quem antevia a iminência da Utopia, andamos com a noção atarantada de quem volta a acordar em cada dia para uma sociedade onde os muito ricos vão gananciosamente aumentando os seus bens à custa da miséria e do sofrimento de um número cada vez maior de pobres.

Sem comentários: