terça-feira, novembro 11, 2014

AUDIÇÕES: "Tusen Tankar "pelo Kronos Quartet

Baseado num tema tradicional sueco, “Tusen Tankar” será a penúltima composição interpretada pelo Kronos Quartet na primeira parte do concerto desta noite na Gulbenkian. O título remete para a expressão «Mil Pensamentos», que é quanto efetivamente em nós ocorre tão só nos deixemos embalar por tal melodia, aqui linkada.
A digressão europeia atualmente a decorrer celebra os 40 anos de atividade do quarteto fundado em 1973 por David Harrington. O estímulo para o criar resultou de ter ouvido «Black Angels» de George Crumb, uma obra incomum pois recorria a copos de água, passagens de palavras faladas e efeitos eletrónicos para evocar a Guerra do Vietname.
Iniciou-se então a construção de um novo repertório para quarteto de cordas, que integra obras de grandes compositores do século XX, e de autores contemporâneos com quem o Kronos Quartet foi alimentando afinidades particularmente eletivas.
Conhecesse-lhes relações criativas com artistas de todo o mundo, alguns consagrados, outros a iniciarem-se na atividade, mas com todos eles a criarem abordagens de uma originalidade, que constitui a sua marca identitária. É nesse sentido que se compreende a colaboração com Amélia Muge que estará em particular evidência na segunda parte deste concerto, através de duas composições com versos de Amália Rodrigues.



Sem comentários: