sexta-feira, novembro 21, 2014

ÉCRÃ: «Easy Money» de Daniel Espinosa (2010)

Nos últimos anos o género policial tem conhecido um sucesso enorme na Escandinávia, quer na forma de romances, quer dos filmes que deles resultam. Este «Easy Money» não é mais do que um sucedâneo dessa moda, baseando-se numa obra de muito sucesso assinada por Jens Lapidus.
No ambiente marginal da capital sueca vão-se cruzar três personagens completamente diferentes uns dos outros.
JW foi um universitário brilhante e frequenta a alta sociedade local mas, tendo falta de dinheiro, arranja emprego como taxista, conhecendo assim Jorge, um traficante latino acabado de fugir da prisão e disposto a um proveitoso golpe antes de regressar ao país natal.  Projeto arriscado já que tem atrás de si não só a polícia, mas também a máfia sérvia, na pessoa do sinistro Mrado, que estivera na origem da sua captura.
Atraído pelo que acredita possa vir a ser «dinheiro fácil», JW embrenha-se no mundo do crime organizado, arriscando perder ali as penas.
Num tal universo de violência, onde a regra básica é o «cada um por si», os três homens veem-se divididos entre as atividades criminais e os afetos - uma irmã, uma filha, uma namorada - que podem representar a sua derradeira tábua de salvação.
Entre a paranoia, os tráficos e as traições, este filme policial revela-se eficaz graças a um ritmo acelerado e ao retrato de uma cidade de Estocolmo subterrânea, dominada pelas máfias e tendo em pano de fundo, uma sociedade em crise. 

Sem comentários: