domingo, novembro 23, 2014

AUDIÇÕES: Cecilia Bartoli canta árias de ópera compostas nas margens do Neva

Em Outubro transato, a mezzo soprano Cecilia Bartoli apresentou em Versailles o seu mais recente álbum intitulado «St. Petersburg», que procura corrigir a ideia muito consolidada em como a Ópera só se iniciara na Rússia  em 1835, quando Glinka apresentou a sua «Vida pelo czar».
Levando muito a sério as épocas históricas, que pretende ilustrar nos seus álbuns, ela estuda-as intensamente. Foi assim que concluiu já ali existir ópera cerca de cem anos antes por responsabilidade de compositores italianos ali convidados a instalarem-se pelas czarinas Ana, Elizabeth e, por fim, Catarina.
Araia e Manfredini foram dois desses compositores, que não se fizeram acompanhar dos castrati então na moda em Itália, mas que souberam adotar os dotes criativos às circunstâncias encontradas nas margens do rio Neva.
Resgatando-os do imerecido esquecimento, Cecilia interpreta-lhes as árias com a sua costumada energia e o intenso brilho dos seus olhos negros.
Em entrevista recente ela esclarece que “para uma cantora, ser inteligente, é compreender o que se esconde por trás das notas. Contar uma história, mais do que cantar. Pintar cores. (…) É a alma que está dentro do corpo. A minha voz também vem dela. É ar, parece que é nada, mas é tudo”.
Escusado dizer que este é um dos grandes álbuns do ano!



Sem comentários: