segunda-feira, julho 02, 2018

(DIM) Ciclo de cinema polaco na Cinemateca (I)


Há cem anos, o fim da Primeira Guerra Mundial significou o desaparecimento de alguns dos grandes impérios, que haviam determinado a história europeia até então. A Polónia, enquanto nação livre e independente, recuperou a independência, que já conhecera por três vezes no século anterior, todas elas depressa cerceadas por imposição de exércitos mais poderosos que o seu.
É para comemorar os cem anos dessa independência reconquistada, que a Cinemateca está a apresentar um ciclo de filmes representativos da sua produção, escolhendo um título representativo por cada um dos dez decénios considerados.
«Chamamento» é um filme mudo datado de 1929, assinado por Henryk Szaro, que morreu em 1942 durante a insurreição de Varsóvia. A história segue os padrões românticos da época, com o filho de um moleiro a converter-se em marinheiro, razão para se ausentar da aldeia durante doze anos. Quando, enfim, regressa encontra a noiva em vias de ceder às pressões familiares consorciando-se com um velho rico. Vendo-se obrigado a fugir o protagonista acaba por ser capturado por um bando de contrabandistas.
Estreada já com a guerra a incendiar o país - mas realizada antes dela eclodir! - «Desportista á Revelia» tem a realização de um especialista em comédias: Mieczyslaw Krawicz. A história é a de um triângulo amoroso entre uma rapariga, um campeão de hóquei e um cabeleireiro, que se veem obrigados a trocar de papéis por insistência dela. O resultado é uma sucessão de equívocos.
Do pós-guerra, mais precisamente de 1946, data «Canções Proibidas» e foi realizado por Leonard Buczkowski para coligir um conjunto de cantigas do período da ocupação nazi interligadas por uma narrativa básica, mas ilustrativa da tese de Zé Mário Branco em como elas são sempre arma poderosa contra os inimigos.
«Estas minhas filhas» de Kinga Dębska data de 2016 e aborda a dissolução de um universo familiar posto em causa por um derrame cerebral, que prende a mãe de duas quarentonas a uma cama de hospital. Uma dessas filhas é professora primária e a outra atriz de televisão. Uma, porque vocacionada para dedicar-se à sua própria família, a outra, porque prioriza a carreira artística, nenhuma surge disposta a prescindir das suas vidas para apoiarem a mãe doente e o pai muito fragilizado.

Sem comentários: