quinta-feira, janeiro 08, 2015

SONORIDADES: Concerto para Piano e Orquestra nº 4 de Beethoven

Nesta quinta e sexta-feira, a Gulbenkian apresenta no seu Grande Auditório um programa aliciante: dirigida pelo maestro David Afkham, a orquestra residente acompanha o pianista Radu Lupu na interpretação do Concerto para Piano e Orquestra nº 4 de Beethoven, a sua opus 58, de que fica aqui uma versão alternativa interpretada pela excelente Mitsuko Ushida.

Datada de 1805/6, a obra aconteceu num dos períodos mais férteis da vida do compositor, por essa altura envolvido na composição da Sinfonia nº 4, na sonata Appassionata e na ópera Fidélio.  O facto de Viena, onde morava, ter sido entretanto ocupada pelos exércitos napoleónicos pouco o condicionaram. Mas também verdade se diga que o prestígio de Beethoven era tal, que ninguém pensaria em inquieta-lo: as suas obras estavam difundidas por toda a Europa e ele era admirado como um dos principais nomes do movimento romântico.
Nesta obra vale a pena ter em conta o carácter inovador de começar logo com a entrada do solista que sempre a conduzirá, com a orquestra a acompanhá-lo com a exposição de alguns dos caminhos por ele traçados... 

Sem comentários: