De Nantucket até às Vesterålen, dos Açores à ilha Mocha no Pacífico Sul, o documentário «A Verdadeira História de Moby Dick» de Jürgen Stumpfhaus parte à procura de Mocha Dick, que suscitou tanto medo nos baleeiros. Foi na época em que quase foram chacinados até à extinção para que a sua gordura fizesse funcionar as máquinas e a iluminação pública da era industrial.
Herman Melville, que conheceu bem as comunidades dedicadas à caça das baleias, escreveu um clássico baseado em histórias por ele ouvidas a propósito dos afundamentos de alguns navios, incluindo veleiros de três mastros, atacados por cachalotes.
Porque se comportavam assim? A resposta a essa questão pode ser encontrada nos arquivos sobre os navios atacados e na investigação do professor Whitehead, biólogo marinho. Reconstituem-se assim esses ataques com as câmaras a mergulharem no mundo desconhecido desses gigantes tímidos, que se tornaram em autênticos mitos.
Uma experiência levada a cabo junto desses animais com mais de cem toneladas de peso permite testar-lhes a força.
Hoje, sem a atividade das organizações ecológicas, que combatem os baleeiros japoneses, os cachalotes continuariam a ser ameaçados. Felizmente que prevalece a consciência de tudo fazer para os preservar...
Sem comentários:
Enviar um comentário