sexta-feira, janeiro 16, 2015

HISTÓRIAS DA HISTÓRIA: Os samurais entre os mitos e a realidade

As técnicas de combate e o código de honra dos samurais inspiraram a literatura e o cinema. O documentário «Os Samurais» de John Wate recorre a entrevistas e a reconstituições para revelar a realidade pouco gloriosa por trás do mito que sobre eles se criou.
Desde o século VIII que os samurais foram sendo reconhecidos como uma elite de guerreiros  implacáveis. Acompanhamos um deles, Masa, jovem camponês recrutado à força por Araki, um velho mestre arruinado. É ele quem o inicia na arte do combate antes de o levar a combater no conflito que, em 1584, opõe os dois mais poderosos senhores da guerra do Japão de então: Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu.
Essa batalha ocorrida a 14 de abril em Nagakute perdurou na  memória.  Para Masa serviu para comprovar a bravura ao cortar a cabeça de um general.
Acede ao título de samurai e consegue integrar a corte imperial. Consegue então realizar um dos seus maiores sonhos de juventude: desposar Okyo, que outrora lhe era inacessível pela diferença social entre ambos. Mas o antigo mestre de Masa irá fomentar uma funesta intriga contra ele.
Para a construção do filme, John Wate consultou inúmeros manuais de guerra da época em causa. E entrevistou Stephen Turnbull e Antony Cummings, especialistas na história nipónica e das suas artes marciais.
Um dos maiores mestres de sabre completa o leque de testemunhos com demonstrações impressionantes sobre a extrema crueldade dos samurais, que violavam, torturavam e matavam sem escrúpulos, em nada se parecendo com a imagem idílica deles dada pela História... 

Sem comentários: