segunda-feira, janeiro 20, 2020

Palcos: «Ca_minho»: uma excelente peça no Meridional


Quem o quiser (e puder!) ver só tem até domingo: no melhor teatro da Marvila está a peça Ca_minho para a qual, ainda no foyer, Miguel Seabra sugere que se deixe o cognitivo ali fora para melhor nos embrenharmos na ambiência encantatória a que a seguir nos sujeitaremos.
É que, ilustrando uma banda sonora prodigiosa, que nos apanha logo à chegada com o som dos badalos das ovelhas disseminadas pelo meio do nevoeiro das serranias do Alto Minho, vamos assistir a uma série de sugestões sobre a religiosidade, a magia, a violência entre vizinhos ou a que se perpetra dentro de casa, os que partem, como se cresce ou envelhece, e tantas outras realidades fáceis de associar a essa realidade aldeã.
Não se trata apenas de uma peça sobre o Minho, porque o que os cinco atores em cena revelam tem muito de intemporal e de universal. Por isso mesmo os sessenta e cinco minutos que dura são de jubilatória rendição a essa experiência muito de acordo com quanto o Meridional - aqui associado à companhia Comédias do Minho - nos habituou: é um espetáculo diferente, que surpreende e deleita. Ademais, além da exímia sonoplastia, os atores são excelentes, a cenografia eficiente e o jogo de luz potencia-a.
Possuindo um rico historial de peças construídas ao longo do seu já vasto percurso, este Ca_minho é mais um título a acrescentar-se aos muitos, que evocamos como sinónimos de grandes momentos de teatro aí experienciados.

Sem comentários: