segunda-feira, setembro 25, 2017

(DIM) A Guerra do Vietname em versão curta

Nos próximos dias irei dedicar algum tempo de qualidade a relembrar a guerra do Vietname graças a uma série da autoria de Ken Burns e de Lynn Novick que, na versão original dura dezoito horas, mas na que chegou a este lado do Atlântico viu-se encurtada para metade.
Uma das novidades que comporta é o recurso a testemunhas norte-vietnamitas, algo raro nuns EUA ainda eivados de preconceitos para com quem ainda vê como inimigos. Persiste a falta de consenso sobre se se justificara ou não o empenho em tal conflito. Daí o compromisso dos realizadores em contarem com os relatos de norte-americanos, de vietnamitas do sul e do norte, de ativistas antiguerra, de desertores, de repórteres e guerra, para apresentarem uma resposta tão abrangente quanto possível.
A maior surpresa que Lynn Novick sentiu ao rodar este projeto foi a simpatia e sentido de abertura de quantos entrevistou na Indochina, onde não detetou qualquer rancor para com os filhos do tio Sam. E, no entanto, se aí morreram 58 mil norte-americanos, as vítimas no campo contrário ultrapassaram os três milhões, ou seja o equivalente a 10% da população. As próprias autoridades abriram os arquivos sem quaisquer restrições, bem como a agência de informação oficial.
O resultado foi uma obra que rejeita qualquer tentação maniqueísta aceitando as verdades de um e outro lado, sem as procurar comparar nem desqualificar entre si. Como já acontecia noutra obra emblemática da mesma equipa - «The War» - demonstra-se que não existem pessoas comuns em tempos de guerra, porque todas sobressaem na superação das inquietações e na coragem com que as contornam. Se continham em si alguma inocência, depressa a perdiam perante a excecionalidade das situações em que se viam mergulhadas. Daí a desconfiança crescente para com responsáveis políticos, que antes nunca se atreviam a pôr em causa. Nasce então uma nova consciência política, uma outra forma de ativismo, que se refletirá na agudização das lutas pelos Direitos Cívicos.
Apresentada  numa América tão dividida como a atual, a série pode aclarar algumas das  causas que lhe subjazem e abrir alas para respostas de outra clarividência.

 

Sem comentários: