sexta-feira, junho 22, 2018

(S) Netrebko e Domingo a interpretarem «Macbeth» em Berlim


Grande acontecimento lírico  deste final de primavera é a da versão do Macbeth de Verdi no Staatsoper de Berlim, com Anna Netrebko e Placido Domingo nos papéis do célebre casal shakespeariano e Daniel Barenboim na direção da orquestra e do espetáculo. O sucesso deste projeto artístico é tão evidente que as récitas programadas para esta temporada de 2018 já estão totalmente esgotadas.
A trama é bem conhecida : depois de um combate vitorioso três feiticeiras aparecem ao general Macbeth anunciando-lhe que virá a ser rei da Escócia.  Entusiasmada com tal predição a mulher do general incita-o a assassinar o rei Duncan para o substituir no trono, mas esse plano implica eliminar igualmente o seu amigo Banquo.
Acometido de remorsos, tanto mais que se vê assombrado pelos assassinados, o casal vai mergulhar numa vertiginosa loucura psicopata.
Para mostrar-se tão fiel quanto possível a Shakespeare, a quem dedicava uma admiração incondicional, Verdi abanou com as convenções da época para criar uma das suas obras mais sombrias. Mais condensada do que a original a intriga centra-se em menos personagens, tendo  particular enfoque na Lady Macbeth, mas com assinalável participação do coro, que transmite a fúria dos oprimidos em contraste com as árias do duo protagonista, reveladoras da sua progressiva descida aos infernos.

Sem comentários: