domingo, junho 17, 2018

(P) Excelente teatro para ver na Costa da Caparica


Meses atrás quando a Associação Gandaia decidiu reativar o projeto de contar com um grupo  de teatro amador, que pudesse oferecer espetáculos de qualidade não só à população da Costa da Caparica, mas também de toda a zona metropolitana da capital, que, amiúde, se desloca para assistir às suas propostas culturais, imaginei as enormes dificuldades, que se colocariam à encenadora Christiane de Macedo, porquanto disporia de menos atores e atrizes do que desejaríamos e todos eles rigorosamente amadores, mesmo que entusiasmadíssimos com a possibilidade de revelarem os dotes histriónicos em palco.
Semanas a fio pude testemunhar a determinação com que todos encararam o desafio, cruzando-me com eles quando comparecia aos ensaios do Coro ou às sessões semanais do Cineclube. O pouco que ia sabendo referia-se à criação coletiva de um texto, que espelharia uma visão crítica sobre a sociedade atual. No demais só o grande entusiasmo da Christiane, confiante quanto a estar em preparação uma excelente surpresa para quem comparecesse à estreia do espetáculo.
No entretanto uma peça representada pela própria encenadora -  um one woman show sobre as diferentes facetas da personalidade feminina - confirmaram-nos o que dela começáramos por saber: que é atriz carismática e com muita tarimba no teatro brasileiro, senhora de um talento que mereceria acolhimento noutros palcos nacionais que não só o da Costa da Caparica.
Nesta sexta-feira o seu labor enquanto coordenadora da criatividade dos sete atores e atrizes, cuja direção se revelou irrepreensível, a Christiane excedeu em muito as minhas expetativas. O que se viu em palco nem parecia representado por amadores, porque todos poderiam medir-se em mestria com os de qualquer companhia profissional. E a peça em si tem um conteúdo sarcástico muito incisivo sobre algumas das principais idiossincrasias nacionais sem deixar de se revelar muito divertida.
Tratou-se de uma primeira apresentação, estando previstas mais oito de acordo com o cartaz ao lado. Vale a pena anotarem nas agendas essas datas para que sejam tão agradavelmente surpreendidos quanto me senti, tanto mais que, espectador assíduo de teatro, raras vezes me vi tão compensado nos últimos tempos como agora sucedeu.
À Christiane, aos atores e atrizes, e à Olga, ao Henrique e ao Nuno, que cuidaram do apoio técnico, só posso endereçar os meus mais vibrantes parabéns!!!

Sem comentários: