quarta-feira, junho 27, 2018

(DL) «Salvação», o mais recente romance de Ana Cristina Silva, é hoje apresentado na Gandaia


Esta noite, na sessão mensal da Associação Gandaia sobre Livros, Autores e Leitores, haverá a oportunidade de melhor se conhecer a escritora Ana Cristina Silva, que acaba de publicar o seu 12º romance: «Salvação».
Doutorada em Psicologia da Educação, área em que prossegue trabalho académico como investigadora, o romance constitui-lhe um desafio permanente tão distintos são os mecanismos de criação de artigos científicos em contraponto com os de teor literário.
Neste romance, escrito sob a influência dos atentados de 2016 em Bruxelas, que reavivam a convicção quanto à tendência de, em qualquer dos monoteísmos, mas também em quaisquer outras religiões, a busca de Deus significar invariavelmente extremismo e exacerbação da maldade, Ana Cristina Silva retoma o tema já desenvolvido num outro de 2008, «As Fogueiras da Inquisição», onde a perseguição aos Judeus era o fio condutor da narrativa por que passavam os seus personagens. Agora temos um médico judeu, que escapara à malignidade do Santo Ofício e, em fim de vida, se confronta com os demónios interiores. Mormente os das perdas irreparáveis e os relativos à perpetuidade do amor.
Não se trata propriamente de um romance histórico no que o género impõe como regra um melhor conhecimento do vivenciar de outras épocas. Pelo contrário privilegia os conflitos interiores por que passam os personagens e que são intemporais. Daí que, mais do que a época, é o seu contexto que irá influir nas preocupações de quem sente as contradições germinadas dentro de si mesmo por tudo quanto viveu.
Temos, pois, em perspetiva uma noitada estimulante, não só pelo que a escritora nos fará descortinar sobre a forma como analisa a nossa realidade - não esquecer que ela abordou noutros romances questões tão diversas como a violência doméstica ou os improváveis amores entre contrários -, mas também pelo que a participação dos presentes enriquecerá essa descoberta.

Sem comentários: