segunda-feira, dezembro 25, 2017

Personagens (P): Mia, Sebastian, Conde e Wilt

«La La Land» de Damien Chazelle
O que é crescer? Mia e Sebastian vão aprender à sua custa a transição entre a crença na realização de todos os sonhos e as circunstâncias inibidoras de se tornarem exequíveis.

Será que a vontade de os alcançar é correspondida por talento bastante para lhe servir de alavanca? Ou não existirão milhares de réplicas a procurarem a estreita porta por onde só pouquíssimos conseguirão passagem.
Crescer é, também, alcançar o entendimento de, mesmo quando se parece ter ganho o sonho, ele acaba por não ser assim tão exultante quanto parecera possível. Ter-se-á perdido a magia e até aquele amor, jurado como eterno se tornou em melancólica nostalgia…

«Máscaras» de Leonardo Padura
E se os grandes heróis são farsantes capazes de tudo - ate de matarem um filho! - só para não serem desmascarados?
Na Cuba desencantada de Mário Conde as ilusões da Revolução cedem espaço a sentimentos e valores, que nada a ela devem. O homem novo nunca se afirmou, porque o velho - aquele que ia-se transformar por obra e graça da educação para todos -, manteve-se tal qual era: egoísta, desonesto e escroque. Por isso mesmo o ainda tenente bebe demasiado e apaixona-se vezes sem conta, como se o álcool e o sexo o distraíssem de tudo quanto lhe desagrada.
Tudo quanto vê, ouve e sente, poderia motivá-lo a escrever páginas impressivas, mas a perseverança não é o seu forte, desaparecendo tão só se estiola o estímulo inicial.

«Wilt em parte incerta» de Tom Sharpe
A frustração com Wilt é sempre a mesma: dadas as primeiras gargalhadas sentimos que nada de novo: projetos sem grandes exigências transformam-se em desastres incomensuráveis, pondo os nervos em franja ao inspetor Flint da polícia de Ipford, que se vê obrigado a lidar com as consequências das trapalhadas em que se mete o conterrâneo e sua não menos caótica família.
Desta feita, e dos dois lados do oceano, membros do Parlamento morrem, mansões ardem, senhoras finas acabam presas, perversões sexuais acabam na praça pública e empresas de prestígio afundam-se em questão de semanas. E, no entanto, tudo começara no desejo de ir à descoberta da Inglaterra profunda enquanto a mulher e as gémeas visitavam familiares no Tennessee.
Ao chegar à última página não se pode dizer que se tenha recuperado o equilíbrio inicial, porque, pelo meio, terão sido muitos a verem-se irreversivelmente afetados pelos atos involuntários de gente normal transformada em enormíssimos perturbadores da tranquilidade pública.


Sem comentários: