sexta-feira, dezembro 22, 2017

(DIM) «A Vidreira» de Christiane Balthasar (2016)

Adaptado do romance de Petra Durst-Benning «A Vidreira» é uma história de emancipação feminina com duas personagens muito impressivas na luta contra as normas da sociedade repressiva em que vivem. Na Alemanha do final do século XIX elas confrontam-se com a regra de as mulheres não puderem soprar o vidro no seu processo de fabrico, e muito menos lhes estava acessível a possibilidade de sugerirem novos formatos.
Corajosas e obstinadas, Marie e Johanna vão ter sucesso ao inventarem as bolas de Natal, criações que não ensombram os trabalhos das demais vidrarias da sua região. É, pois, um conto de Natal passado na Turíngia, no centro da Alemanha, na época natalícia de 1890, quando, por morte do pai, as duas irmãs veem-se sem recursos. Daí que Marie encare como alternativa a direção da pequena industria familiar na qual recebera sólida formação. Só que a forte corporação dos vidreiros opõe-se a tal possibilidade, instando-as a aceitar empregos ingratos e mal pagos. Perante tal injustiça as duas irmãs revoltam-se e teimam em levar por diante o seu projeto.
Para quem souber alemão o filme está disponível no link abaixo. Quem o quiser ver dobrado em francês o canal ARTE transmite-o nesta sexta-feira ao início da noite.

Sem comentários: