domingo, dezembro 31, 2017

(AV) O Fascínio da Itália em Claude Monet

A ordem dada ao marchand era taxativa: não deveria contar a ninguém para onde ele iria ausentar-se durante várias semanas naquele inverno de 1884. Nenhum dos amigos pintores deveria saber para onde se dirigiria, sob pena de ver comprometido o objetivo de descobrir a Itália por si mesmo, sem ninguém que lhe condicionasse a forma como a veria. A exemplo de Goethe, que cumprira esse mesmo ritual umas décadas atrás, e dele dera fascinado testemunho escrito, Claude Monet pretendia imitá-lo dando conta das vivências através dos seus quadros.
A estadia na Ligúria fascinou-o logo desde os primeiros dias. Em carta à companheira, também ela deixada em Paris, confessava: “Instalei-me num país feérico. Não sei para onde virar a cabeça: tudo é soberbo, tudo gostaria de reproduzir na tela.”
Não é que não o esperasse, mas deparar ao vivo com a claridade azulada do céu e com o pujante verde da Natureza, deixou-o deslumbrado. Que diferença em relação à cinzentude triste de Paris! Tanto mais que, em Bordighera, onde se instalou numa pensão, a variação do clima ao longo do dia mudava com tal rapidez como se lhe deparasse singular dinâmica justificativa da estratégia de colher e fixar as «impressões» do que percecionava.
Pouca atenção deu aos ingleses, cada vez mais numerosos por estarem a transformar a Riviera italiana como lugar de vilegiatura para escaparem aos rigores dos invernos londrinos. Da presença humana interessava-o sobretudo a arquitetura das magníficas villas, cujos terraços denunciavam as influências orientalistas.
Calcorreando a região, toma-se de amores por uma aldeia, Dolce d’Água, cujo castelo medieval em ruínas o leva a fazer das pedras o motivo principal do quadro reservando à natureza um segundo plano complementar. Ou a Ponte Vecchia, que lhe suscita um dos seus mais famosos quadros.
A estadia em Itália dura de janeiro a abril de 1884, e embora Monet para lá tenha partido aureolado de merecido prestígio, regressa a casa muito mais ciente do que pretenderia fazer a seguir.

Sem comentários: