sexta-feira, março 01, 2019

(C) Questões sobre o início de tudo quanto existe


A Física Quântica mostra-nos que o espaço nunca está totalmente vazio. Pelo contrário comporta infindas possibilidades E Stephen Hawking deu resposta aos que gostariam de conhecer resposta a perguntas sobre como tudo terá tido um início: sendo a geometria espaço-tempo esférica a exemplo da superfície da Terra, conjeturar sobre o que possa ter havido antes do Universo equivalerá a procurar um ponto de partida na superfície de uma bola de ténis.
Embora não se possa comprová-lo, pode não ter havido qualquer princípio do universo, nem o seu fim. Ou haver um multiverso infinito, onde se sucedam novos universos a partir dos respetivos Big Bangs. O nosso ocorreu há 13 820 milhões de anos e conheceu uma rápida expansão entrópica, ou seja, desordenada a partir do seu átomo primordial.
A partir daí a evolução para criar novos e ordenados patamares periclitantemente estáveis decorreu daquilo a que David Christian designou como «momentos limiares» no seu ensaio «História da Origem».
A transição entre a ignorância quase total sobre o Cosmos e o atual estado do conhecimento tem-se acelerado nas últimas décadas, quase parecendo distante passado esse início do século XX quando os astrónomos ainda acreditavam estar contida na Via Láctea tudo quanto integra o nosso Universo.

Sem comentários: