sábado, dezembro 22, 2018

(DIM) «A Válvula com Chapéu» de Radu Jude (2006)


O tema é o dos sacrifícios, que um pai está disposto a enfrentar para dar satisfação ao filho, e as virtudes da perseverança.
De início há um miúdo que quer ver um filme com o Bruce Lee às seis horas da tarde e tem a televisão avariada.  Por isso acorda o pai ainda muito cedo para que possam levar o aparelho ao técnico capaz de a reparar e que mora numa aldeia distante. O que se segue é uma aventura rocambolesca, com momentos divertidos, de grande ternura e temperados com outros, mais dramáticos, em que o esforço de pai e filho parece condenado ao fracasso.
Há campos encharcados e ribeiros por atravessar, válvulas difíceis de encontrar, carros que avariam e uma queda aparatosa, quando o sucesso quase parecia estar à vista.
São vinte e dois minutos, que dão conta de um discurso artístico singular, que viria a confirmar-se posteriormente já que Radu Jude é hoje, além de meritório escritor, um dos mais interessantes realizadores romenos.
Em 2007 o filme ganhou o Prémio Indie na sua categoria e continua tão encantatório quanto o era nesse ano de consagração. Fica o desafio para o ver na íntegra no link, que aqui se anexa: 

Sem comentários: