segunda-feira, dezembro 17, 2018

(DIM) «O Grande Assalto ao Comboio d’Ouro» de Michael Crichton (1979)


Em 1979 Michael Crichton ainda não era reconhecido como o grande argumentista, que daria ensejo a algumas obras cinematográficas de grande sucesso nos anos noventa, entre as quais o «Parque Jurássico». Tinha, porém, no currículo um filme muito imaginativo - «Westworld» - que viria a merecer a adaptação a série televisiva em tempos mais recentes. De qualquer forma, seja nos primeiros anos de carreira como escritor ou realizador, seja depois como argumentista, Crichton sempre construiu imaginativos enredos de aventuras, capazes de constituírem entretenimento inteligente para um público desejoso de se evadir dos problemas do dia-a-dia.
Neste filme, rodado há quarenta anos, temos três ousados ladrões apostados em roubar o ouro enviado pela coroa britânica para pagamento dos soldos dos seus soldados envolvidos na guerra contra os russos na península da Crimeia.
Sean Connery ainda colhia os benefícios do desempenho de James Bond em vários filmes da série. Donald Sutherland ia construindo carreira laboriosa e infatigável. E Lesley Ann Down era ainda considerada uma esperança no cinema britânica, que a filmografia posterior não viria a confirmar.
Parte significativa da história é passada nas sucessivas vicissitudes relativas á aquisição das quatro chaves necessárias para abrir o almejado cofre. Mas, mais do que o enredo ou as interpretações, o filme ficou lembrado por ter sido o derradeiro em que participou um dos grandes diretores de fotografia, Geoffrey Unsworth, que faleceu durante a rodagem e por isso fez jus a merecida dedicatória.

Sem comentários: