Bach compôs a “Fantasia e Fuga BWV 537” na década em que viveu em Weimar entre 1708 e 1717 e se dedicou principalmente a composições para órgão.
Dois séculos depois, quando estava sensibilizado pela morte da esposa, o compositor inglês Edward Elgar decidiu orquestrar essa obra, que foi estreada em 1922 no Festival de Gloucester.
A “Fantasia” começa com solos de oboé e clarinete acompanhados por instrumentos de cordas, que sugerem uma ambiência contemplativa e dramática, depois assumida pelo conjunto de toda a orquestra. No seu final temos mais um solo de oboé, que propicia a passagem para a “Fuga”. Nesta são os segundos violinos, as violas e os clarinetes a lançarem um “fortíssimo”, dando depois entrada aos primeiros violinos, à percussão, aos vigorosos metais e às restantes cordas.. Até final mantém-se essa pujança ainda que temperada pelos arpejos da harpa.
Neste clipe retirado do Youtube, temos a peça dirigida por Sir Andrew Davis nos Proms de 2011 no Royal Albert Hall.
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