quinta-feira, dezembro 01, 2011

Documentário: CHACHAPOYAS, OS GUERREIROS DAS NUVENS de José Manuel Novoa

Nas falésias das montanhas peruanas da Província de Chachapoyas persiste um misterioso passado por identificar. Razão para que quinze arqueólogos enveredam por uma expedição a partir de Leymebamba dirigindo-se para as chulpas, ou seja, para os mausoléus escavados nas paredes alcantiladas por quem integrava uma civilização, que funcionou entre os séculos IX e XV para nelas encontrar corpos mumificados enrolados em panos e encerrados em estruturas de madeira.
O percurso para aí chegar é tormentoso, implicando caminhos quase impraticáveis da floresta virgem e por cursos secos de alguns rios. E depois, só mediante técnicas e equipamento de escalada é que se torna possível alcançar o objectivo.
Os chachapoyas acreditavam que a vida no Além dependia da mumificação dos seus mortos . O seu maior receio constituía a destruição dessas chulpas, que equivaliam à condenação definitiva dos mortos à total inexistência. Por isso optaram por essas verdadeiras fortalezas situadas a mais de três mil metros de altitude.. Mas, noutras ruínas circulares encontradas submersas pela vegetação luxuriante, as ossadas sugerem enterros dentro do espaço de habitação e sacrifícios com animais e, mesmo, pessoas.
Para além da evidente semelhança da sua estatuária com a da Ilha de Páscoa, a equipa de cientistas comprovou a aplicação da trepanação em certos doentes e a sua derrota final à custa dos Incas.

Sem comentários: