terça-feira, dezembro 20, 2011

"Biutiful" - Trailer Legendado HD




A propósito do mais recente filme de Martin Scorcese, que começa a exibir-se em écrãs europeus, o autor da sua história, Brian Selznick, atribui três características a um bom filme: uma grande ambição, uma tragédia e um final feliz.
Quanto à grande ambição, o protagonista de Biutiful assume-a na necessidade de garantir a sobrevivência dos filhos, nem que para tal contribua para a exploração de africanos e chineses ou para a corrupção da polícia.
Tragédia há várias no filme: o cancro de Uxmal, já em fase terminal, a só lhe atribuir uma esperança de vida de apenas alguns meses; as crises bipolares da mãe dos seus filhos, sempre inevitavelmente a recair apesar de promessas em recuperações ilusórias; a deportação de muitos dos clandestinos africanos, apanhados numa emboscada policial para a qual não chegaram os subornos por ele distribuídos; ou a morte de vinte cinco chineses provocada pelos aquecedores defeituosos comprados para a camarata aonde pernoitam.
Mas não existe propriamente um final feliz, que sirva de consolação para um espectador confrontado com uma atmosfera hiper-realista em que tudo quanto pode correr de pior ao protagonista, acaba sempre por suceder por muito que ele se esforce para que tal não suceda.
Nesse sentido, quem vai ao cinema para se divertir, vem de lá com uns bons murros no estômago. O que não o predisporá para qualquer manifestação de agrado com tal experiência. Mesmo que se deva reconhecer a superlativa interpretação de Bardem...

Sem comentários: