quinta-feira, dezembro 01, 2005

A EXPERIÊNCIA VISUAL DA COMPANHIA HERVIEU/MONTALVO

Já os conhecíamos de alguns espectáculos transmitidos pela Mezzo.
Fora primeiro o «Babel Heureuse» a situar-nos na estratégia artística dos dois criadores (José Montalvo/ Dominique Hervieu): o multiculturalismo, a integração de diversos tipos de dança (desde a clássica à contemporânea, incluindo nestas o he hop), a interligação entre os bailarinos e as imagens projectadas em fundo e uma proposta de espectáculo assente na alegria e nas piscadelas de olho ao público.
Com «Paradis», cronologicamente anterior, confirmavam-se esses pressupostos para além de uma presença constante de diversos animais, ora evocados nesse fundo, ora presentes nos próprios movimentos dos artistas.
Este «On Danfe», agora visto na Culturgest, confirma tudo isso, com a vantagem de obter a tridimensionalidade desse testemunho, enriquecendo-o pela escolha de tantas perspectivas facultadas pelos diversos planos de leitura do espectáculo.
Retoma-se aquela ideia de quão é desnecessário ter corpo de bailarino para dançar: alguns dos artistas são o oposto desse paradgma convencional. E adopta-se a belíssima música de Rameau para servir de esqueleto aglutinador do que se vê durante hora e meia.
Como se trata de música de corte do século XVIII é evocada a atmosfera de Versalhes, quer nalguns estilos de dança, mas sobretudo pelo carácter edénico dos seus jardins. Aonde primavam as aves. E daí os muitos sons de diversos pássaros, que aparecem depois nas imagens projectadas: pavões, cisnes, pintainhos,etc.
Mas essa ligação entre homens e bichos tem outros exemplos curiosos: leões, tigres, elefantes, coelhos sucedem-se em diálogo com os movimentos dos bailarinos, como se entre uns e outros as fronteiras se esbatessem…
Quando, enfim, o espectáculo se conclui - numa parafernália de corpos a movimentarem-se no palco e na cama elástica do filme projectado, a sala - já de si a abarrotar -explodiu numa sucessão de vibrantes aplausos. Nesta época tão parca em experiências artísticas estimuladoras da alegria e do prazer, essa hora e meia representara uma benesse para todos aqueles espectadores.
A dupla Montalvo/Hervieu consegue sempre esse resultado em nós...

Sem comentários: