quarta-feira, dezembro 07, 2005

AMORES E DESAMORES

Não é escritor que justifique uma atenção excessiva, mas os seus livros são muito bem sucedidos no mercado francês: Marc Lévy escreve comédias românticas em que mescla o amor, a amizade, a morte, a separação e a magia.
«Et si c’était vrai», publicado cinco anos atrás, a protagonista era Lorraine, uma médica a quem um acidente de viação suscita um longo estado de coma. É nesse estado peculiar entre a vida e a morte que ela vai viver uma intensa história de amor com um arquitecto chamado Arthur.
«Vous revoir», agora publicado, volta à mesma situação, mas agora do lado de Arthur, também ele afectado por um estado de coma.
Na entrevista ao programa «Sang d’encre» , Levy confessa a crença na eternidade do sentimento. No amor não carnal. No coma como metáfora. E conclui que escreve para o filho sem preocupações quanto à excelência da sua arte, já que se sente um mero artesão…
***
Leila Marouane é uma escritora de origem argelina, que escreve sobre a sua própria experiência no seio de uma família envolvida na luta pela independência, mas eivada de um conservadorismo particularmente nefasto para com as mulheres.
O seu livro «La jeune fille et la mère» mostra como a mãe se pode converter na pior inimiga da filha, quando esta aposta em percurso emancipado. O estranho é essa mãe ter sido uma antiga militante revolucionária, que desejara um futuro bem definido para a filha. Que esta não está disposta a seguir…
Porque, na sociedade argelina as mulheres só foram tratadas como iguais dos homens enquanto durou a guerrilha anticolonial. Ganha a guerra os homens retomam o seu poder patriarcal e as mulheres são empurradas para os seus papeis subalternos, fechadas em casa, despojadas de dinheiro. O resultado: o auto-desprezo dessas mulheres, que pretendem condicionar as filhas para a mesma subalternidade.
O que torna o romance de Leila Marouane relevante é essa demonstração de como o homem muçulmano pode ser pernicioso para com as mulheres.

Sem comentários: