domingo, setembro 11, 2005

TEMPOS INTERESSANTES SEGUNDO HOBSBAWN (1)


É um dos livros mais significativos publicados no ano em curso: o historiador Eric Hobsbawn resolveu escrever sobre o século mais extraordinário da história universal, o XX, descrevendo-o através das suas memórias pessoais e de acordo com a definição emitida por uma amiga sua, a filósofa Agnes Heller: “A história fala daquilo que acontece visto de fora, e as memórias falam daquilo que acontece visto de dentro“.
Ora, a visão de Hobsbwan tem a vantagem de ser filtrada pela matriz marxista de que ele se confessa defensor. Porque, apesar de tudo quanto vira na Áustria da sua infância, na Alemanha em plena ascensão do nazismo ou na Inglaterra durante e após a guerra, nada, a seu ver, contraria ao postulados de uma perspectiva, que assenta na constatação de que “os homens fazem as suas vidas, mas não as fazem como gostariam, não as fazem em circunstâncias por eles escolhidas, mas em circunstâncias decorrentes e transmitidas directamente do passado”.
É claro que Hobsbwan não aceita que o rotundo falhanço da tradução prática desse marxismo, seja na URSS, na China ou em qualquer outro dos regimes por ele supostamente inspirados, ponha em causa a sua validade teórica. Porque novas tentativas para encontrar a via da Utopia voltarão a surgir, utilizando ou não as definições nossas conhecidas (comunismo, socialismo, etc.).
Importa sim reconhecer que, apesar da imensa crueldade revelada ao longo do século XX, o Homem não deixará de contornar esse passado e ensaiar um futuro diverso, mais civilizado...

Sem comentários: