terça-feira, setembro 20, 2005

JAMES CAMERON e GARY JOHNSTONE: «EXPEDIÇÃO BISMARCK»

A 4800 metros de profundidade, os projectores de um pequeno submarino iluminam a bota de um oficial, a ponte de comando tombada na areia, e depois a imponente massa do couraçado e dos seus canhões.
Eis-nos perante os vestígios de um monstro lendário - o «Bismarck» - orgulho da Marinha de Guerra do IIIReich.
Com 50 mil toneladas, este navio ultramoderno, capaz de atingir uma velocidade de 50 nós, e equipado com canhões com potencia de tiro até 25 quilómetros e uma blindagem de trinta centímetros, envia para o fundo a 24 de Maio de 1941, o ex-libris da frota britãnica , o couraçado «HMS Hood».
Um único obus explode no paiol de munições. Resultado: 1415 marinheiros mortos e apenas três sobreviventes.
As represálias de Winston Churchill não se fazem esperar: a «Home Fleet» é lançada na perseguição do «Bismarck» com os Swordfish a descolarem do porta-aviões «Royal Ark» para lançarem torpedos contra o couraçado. Um leme é atingido.
A 27 de Maio, quando já não pode manobrar, o «Bismarck» é bombardeado incessantemente por seis navios britânicos: num total 2876 obuses e três torpedos afundam o couraçado, que pousa a 4760 metros de profundidade, a ocidente de Brest.
Dos 220 membros da tripulação, apenas 110 sobrevivem…
James Cameron, o realizador do «Titanic» é o nosso guia para a descoberta dos destroços, que são filmados graças a robots-câmaras telecomandadas. Que revelam as centenas de impactos no flanco do couraçado e penetram no seu interior através de um buraco criado por um torpedo, naquela que se revela uma autêntica autópsia de um navio lendário...

Sem comentários: