terça-feira, setembro 13, 2005

JOANA VASCONCELOS: UMA ESCULTURA DE SUPERMERCADO

É uma escultora, que utiliza materiais menos habituais nesse tipo de arte. Já não a pedra, nem o metal, mas os tampões vaginais por exemplo. Para fazer um candelabro, que já esteve na discoteca «Lux», em Paris e em muitos outros sítios até desembocar em Veneza. Gerando múltiplas interpretações, completamente díspares umas das outras.
Quis ser arquitecta, mas acabou por avançar para as artes, estudando na António Arroio e na Arco, fazendo design, joalharia, desenho, história da arte… Convivendo com a criação artística, sem outra preocupação, que não fosse dar asas à imaginação.
Da joalharia cresceu-lhe a preocupação com o perfeccionismo. Assumindo um bom acabamento da peça, a capacidade de a tornar atraente logo ao primeiro olhar.
«As Flores do Meu Desejo» é a sua primeira obra, em que utiliza cerca de duzentos espanadores e o título de um filme de Pedro Almodôvar. Recorrendo a uma drogaria (do sr. Nelson) aonde encomenda essa quantidade de espanadores todos iguais… Uma peça que seria adquirida por Pedro Cabrita Reis, que confessou um dia, ora adorar, ora detestar os trabalhos desta artista...
A obra tem crescido, com obras cada vez mais numerosas e volumosas. Envolvendo os seus espectadores, cada vez mais rendidos às suas ideias…
A realização das peças é o que lhe dá mais prazer. Começando no desenho da peça, seguindo-se a encomenda de algumas das suas componentes à Metalúrgica de Algés. Comprometendo nesse esforço uma equipa de pessoas, que monta os vários elementos no atelier da artista…

Sem comentários: