sexta-feira, setembro 23, 2005

DAVID SINGTON, «EM BUSCA DO ELDORADO»

Em 1541, o explorador espanhol Francisco de Orellana recebeu da coroa a ordem de partir em busca do Eldorado.
Regressado de oito meses de viagem, ele descreveu uma maravilhosa raça de guerreiras, a que chamou Amazonas de acordo com a mitologia grega.
Segundo as suas descrições a sua civilização desenvolvera-se tanto quanto a dos Incas.
Um século depois os missionários jesuítas não encontraram qualquer vestígio dela.
A história continuou a viver no imaginário dos exploradores sob a forma de uma lenda - a do mítico Eldorado.
Recentemente a ousadia de alguns arqueólogos, que teimaram em explorar a região, deu azo a novas descobertas.
Tratar-se-ão de vestígios dessa civilização descrita por Orellana?
Diversos especialistas interessam-se pela questão e tentam esclarecer o mistério. Alargando as buscas às colinas bolivianas, descobrem cerâmicas antigas muito sofisticadas...
No filme «Em Busca do El Dorado», o professor Clark Erickson, da Universidade da Pensilvânia, prova que uma civilização desaparecida construiu no meio da selva amazónica algumas cidades ligadas entre si por canais e estradas.
O investigador descobriu, nomeadamente, um solo negro fértil, sintetizado a partir do carvão e outros elementos, que teriam permitido aos habitantes a aquisição de comida sem destruir a floresta.
Quinhentos anos após o seu desaparecimento, esta civilização misteriosa faculta-nos preciosos ensinamentos sobre a fertilização dos solos áridos.
O documentário baseia-se na infografia, que dá forma às hipóteses dos investigadores e sobre as explicações de eminentes especialistas.

Sem comentários: