terça-feira, agosto 16, 2005

HILLA E BERND BECHER: AS IMAGENS DE UMA INDÚSTRIA EM VIAS DE DESAPARECIMENTO






















A objectividade é uma questão de rigor - eis a tese do casal Becher que, desde os anos 50 do século XX têm captado paisagens industriais um pouco por todo o mundo.
A aventura começou em 1958, quando eles fotografam instalações da bacia do Rhur, região donde Bernd era natural e em cuja indústria mineira haviam trabalhado os seus antepassados.
Da Alemanha, os Becher estenderam a sua pesquisa estética a França, a Inglaterra (a partir de 1965) e à Pensilvânia (EUA, 1972). O tema, sempre o mesmo, é a indústria mineira, siderúrgica, os depósitos de água ou os recuperadores de calor. E sem a presença de pessoas, já que, a bem do rigor, os fotógrafos optam por longos tempos de exposição sob um céu, normalmente, enevoado.
A partir de uma similitude de formas, os Becher congregam essas imagens em instalações, que devem transmitir um certo sentido da harmonia. Nesses conjuntos de doze, quinze ou mais fotografias, existe sempre uma correspondência horizontal, vertical ou diagonal.
Os Becher revelam-se uns maníacos do enquadramento, que é perfeito, seja me fotografias de 30 x 40, seja nas de 50 x 60. E pretendem que a fotografia seja a expressão objectiva do que se vê, sem nelas inculcar emoções ou estados de alma.

Sem comentários: