segunda-feira, agosto 29, 2005

BENOÎT MANDELBROT E OS FRACTAIS

Benoît Mandelbrot inventou os «fractais» como ferramentas necessárias à explicação de um mundo caótico e infinitamente complexo. Numa entrevista ele explica:
Um fractal, termo forjado a partir da palavra latina «fractus», significa «irregular» ou «quebrado», é uma forma geométrica de estrutura complexa e irregular que se pode dividir nas mais minúsculas porções, mas cada uma a reproduzir em pequena escala a forma do todo. Cada parte tem, pois, uma estrutura semelhante à do conjunto, como se um detalhe representasse a totalidade em dimensão mais reduzida.
Foi com base nesta intuição (os ramos de uma árvore são, em si, pequenas árvores completas, assim como todos os fragmentos de uma rocha são semelhantes à massa dela no seu todo) e no do princípio da invariância, chave fundamental da ciência porquanto confere aos objectos descritos com a ajuda de um número fractal propriedades bem definidas, que Mandelbrot construiu a sus teoria. Com aplicações em domínios tão diversos quanto o são a biologia, a meteorologia, a informática e as artes plásticas.
(Nouvel Observateur, 4/8/2005)

Sem comentários: