domingo, agosto 07, 2005

Começar de novo

É o começo de nova aventura neste mundo virtual dos blogs.
A que agora acaba - chamada «Nómadas» em homenagem a Bruce Chatwin - já esgotara o seu tempo de vida sem nunca ter encontrado uma identidade própria. Por isso era cada vez mais rara a aposição de novos posts.
Outro é o caminho agora encetado.
A escolha do nome do blog tem a ver com o livro, que ando a ler. O seu autor é o historiador inglês Eric Hobsbawn, que continua marxista confesso na sua condição de sábio octogenário.
«Tempos Interessantes» corresponde à sua autobiografia e retrata todo o século XX na história do mundo através dos seus olhos lúcidos e atentos.
É o meu objectivo neste blog: confessar-me atento a tudo quanto se passa à volta, interpretando esse presente com a máxima lucidez. Embora a matriz ideológica seja assumidamente a mesma de Hobsbawn. Porque continua a estabelecer vias de entendimento de quanto se vai passando.
A política terá, pois, uma primazia significativa nos textos, que se seguirão. Sem descurar a literatura, a música, o teatro ou o cinema. Porque todas esssas formas de expressão artística confluem na procura de pistas para essa arte do possível, que é a Política. Com P grande, porque continua a ser uma das mais essenciais manifestações do génio humano. No que ele tem de mais abjecto. Mas também no que ele se revela mais nobre.
Oxalá saiba tratar destes tempos interessantes por este lado mais asseado...

Sem comentários: