domingo, fevereiro 17, 2019

(AV) Munch entre as abordagens de Abramovic e de Knausgard


Em 2013 quase trezentas pessoas foram convidadas a participar na performance, que o Museu Munch de Oslo encomendou a Marina Abramovic. Tratou-se de, tendo o porto da capital norueguesa por fundo, e no enquadramento de uma moldura com as mesmas dimensões das do famoso quadro do pintor, interpretar o famoso grito.
Mais convincentes uns, menos os outros, todos foram convidados a trazer do fundo de si as emoções, que a personagem feminina do quadro exprimia. Como obra conceptual contemporânea obtinha-se uma interação muito interessante entre os sentimentos  que o pintor representava em 1893 e o quanto eles se mantêm atuais mais de um século depois. E não foi surpresa que, depois de emitirem o seu grito, alguns desses participantes na performance vertessem lágrimas por se terem sujeitado a recriar experiências de sofrimento, ali recordadas.
Tratou-se igualmente de uma forma de dar outra vida a um quadro tão conhecido que, quando o mesmo museu convidou o escritor Karl Ove Knausgard a servir de curador à revisitação da obra, numa retrospetiva subordinada ao título de «Na Direção da Floresta» (título de uma belíssima gravura com dois corpos enlaçados a afastarem-se!) ele optou por não a expor, porque concentraria em si a atenção, que muitos outros merecem.
Munch foi um artista, que assinou milhares de obras de tal forma o feitio misantropo, dado às depressões, o tendia a isolar-se do convívio com os outros, fechando-se na sua propriedade nos arredores da capital para quase ininterruptamente ir vertendo nos quadros a prodigiosa criatividade. Nomeadamente quando tomou por tema a centralidade do sol nas nossas vidas. Foi logo após a sua quase fatal depressão de 1910, que criou várias telas, muito semelhantes entre si, e tendo-o como tema principal. Ao contrário de todos os outros pintores, que foram representando o sol como parte da paisagem, Munch decidiu-se a dar-lhe a importância crucial de nos ser imprescindível para que existamos.

Sem comentários: