segunda-feira, maio 22, 2017

(S) Sexteto para cordas nº 2 em sol maior, op.36, de Brahms

A questão levantada pelo título do romance de François Sagan fará sempre sentido: gostar ou não de Brahms serve de pedra-de-toque ara definir alguém como conservador ou progressista. Porque se tratou de compositor estudioso, que aprendeu conscienciosamente as lições dos antecessores e criou obras agradáveis de ouvir, mas sem nada de particularmente imaginativo a acrescentar ao que eles haviam formulado. Na época verificou-se um debate aceso entre os que, em torno de Liszt, apostavam numa inovadora Nova Escola Alemã, e os que consideravam útil prosseguir nos cânones então vigentes. Obviamente que Brahms liderava estes últimos.
Há, porém, quem entenda esta obra como uma semi-exceção, talvez porque Brahms acabara de romper a ligação com a cantora Agathe von Siebold, que deixara destroçada com a incapacidade em arriscar um compromisso amoroso mais sério. Por um breve momento ele apostava mais na emoção do que no que o calculismo racional lhe ditava.
Apesar de ter alimentado fogosas paixões, nomeadamente a dedicada a Clara Schumann, Brahms será sempre tido como o cobarde, que nunca prescindiu da condição de solteiro por medo das responsabilidades inerentes à partilha do quotidiano com alguém.
O primeiro andamento desta peça constituiria uma espécie de autojustificação da sua vileza em nome de um suposto amor ideal, que excluiria a vertente carnal. No fundo algo parecido com o que o cineasta Elia Kazan faria um século depois, quando denunciou os amigos à comissão do senador McCarthy e passou a «explicar» a infâmia nos filmes seguintes.
Como se depreenderá do clip, cujo link aqui se deixa, a música de Brahms até pode ser aprazível, mas não ilude o tipo de personalidade do seu compositor.


Sem comentários: