segunda-feira, janeiro 09, 2017

(DIM) «Sonho de uma Noite de Verão» de William Shakespeare

No dia 12 de janeiro o Cineclube Gandaia da Costa da Caparica apresentará «Como Vos Agradar» no âmbito do Ciclo dedicado a William Shakespeare atualmente ali a decorrer nas noites das quintas-feiras.
Sobre esse filme já aqui foram publicados materiais de apoio, que se incluem no respetivo programa de sala.
Começamos hoje a publicar os que constarão do da semana seguinte, no dia 19, quando será projetado «Sonho de uma Noite de Verão».

Muito provavelmente esta comédia em cinco atos de William Shakespeare foi escrita inicialmente em 1595, quando foi levada à cena, muito embora só tenha tido publicação em forma de livro em 1623.
As influências para a obra, recolheu-as ele em diversas fontes: Plutarco e Chaucer, «The Discovery of Witchcraft» (1594) de Reginald Scott e a lenda do burro de ouro de Apuleio.
A ação passa-se em Atenas e é rica em intrigas sentimentais: amando Lisandro, Hermia recusa o casamento com Demetrius, que o pai, Egeu, lhe exige. Só que esse pretendente abandonara Helena na expetativa desse enlace…
Como a lei de Teseu exige que Hermia aceda à ordem paterna sob pena de morrer, ela refugia-se numa floresta. Mas como confiara esse projeto a Helena e esta transmitira a informação a Demetrius, este vai ali procura-la.  Nessa noite ali se encontrarão todos os envolvidos nesses projetos sentimentais.
Ora Oberon, rei dos elfos, acabara de ter uma discussão com a mulher, Titânia, a propósito de um pajem, e por isso pedira ao pequeno Puck para lhe procurar uma certa flor, cujo suco, derramado nos olhos de Titania enquanto estivesse a dormir, lhe fizesse desejar o primeiro ser que visse quando despertasse. Mas já que tem líquido em demasia, decide utilizá-lo em Demetrius a quem ouvira vituperar Helena por o ter seguido ali.
Só que Puck engana-se e julgando que Demetrius é Lisandro, administra sobre este o filtro do amor. Como é Helena, que dele está próximo, eis Lisandro ardorosamente apaixonado por ela.
Oberon bem tenta corrigir o erro, vertendo o filtro também nos olhos de Demetrius, mas o resultado é ver Helena com dois rivais a por ela suspirarem e ameaçarem-se.
Por seu lado, ao abrir os olhos, o primeiro ser que Titania vê é um homem com cabeça de burro, que não é mais do que o tecelão Bottom, contratado com outros artesãos atenienses para ali virem representar uma peça no iminente casamento entre Teseu e a rainha das amazonas, Hyppolita.
Oberon intervém a tempo, porque já Titania se prepara para assediar o tecelão, libertando-a do encantamento, confessando-lhe o erro e com ela se reconciliando. Em seguida ordena a Puck a criação de um nevoeiro, que envolva os quatro jovens adormecidos, colocando-lhes umas ervas nas pálpebras, que os fará regressar aos amores iniciais.
Teseu chega entretanto, acompanhado por Egeu, perdoando aos fugitivos, que irão casar com quem efetivamente amam.
A fantasia conclui-se com a representação da peça «Píramo e Tisbé», interpretada grotescamente por Bottom e seus companheiros.   

Sem comentários: