terça-feira, janeiro 31, 2017

(DIM) Histórias de opressores e oprimidos na Coreia do Sul

Consoante o ponto de vista que adotem duas versões da mesma história podem traduzir interpretações ideologicamente antagónicas nas relações entre oprimidos e opressores. É isso que sobressai da comparação entre os filmes rodados com base na mesma história, com um intervalo de cinquenta anos, um em 1960 por Kim Ki-young e o outro em 2010 por Im Sang-soo. Em ambos a intriga baseia-se no triângulo amoroso entre um casal e a empregada contratada para as tarefas domésticas, agora que a patroa está grávida do terceiro filho.
A versão mais antiga é um retrato cruel e sofisticado sobre a violência social da época.
O protagonista era o senhor Kim, que dava lições de piano ao domicílio e numa fábrica. Uma aluna apresenta-lhe a potencial candidata à função de empregada do domicílio familiar.
Vendo-se sozinha com o patrão a contratada aproveita a ocasião para o seduzir e passar a controlar-lhe os dias. Desde o consumo dos cigarros até aos recados deixados no piano, ela vai conseguindo contornar subtilmente as restrições. A desenvoltura destrutiva não conhece limites depois de cair nas escadas e perder o filho com ele concebido. Passa a haver uma inversão de relações de força com ela a comandar e ele a submeter-se-lhe como timorato escravo.
Em vez de um policial aproximamo-nos das convenções do filme de terror em que assistimos à desagregação progressiva da família de classe média. Misturam-se elementos trágicos com satíricos, realismo social e com simbolismo, numa denúncia das nevroses de uma sociedade acossada pelas transgressões que a põem em causa.
Im Sang-soo decidiu revisitar a mesma intriga, dando-lhe outra perspetiva: enquanto Kim focalizava-se na degradação do equilíbrio de uma família da classe média, o sucessor transferiu o ponto de observação para a criada no imaculado interior de um casal de estetas. Ficam assim expostas as relações entre opressores e oprimidos na Coreia do Sul dos nossos dias.
Nesta versão Euny inicia funções de empregada doméstica em casa da família burguesa, que já conta com uma filha e está quase a acolher mais um par de gémeos. Uma noite cede ao assédio do patrão  e é denunciada pela governanta, que avisa a mãe da esposa traída.  Estão criadas as condições para a atmosfera elegante de um thriller, que a crítica muito incensou.
 

Sem comentários: