quarta-feira, outubro 05, 2016

(V) Quando se trata da Beleza no seu estado quase puro

O convite que aqui faço é para disponibilizarem nove minutos para o filme abaixo linkado a partir do youtube. Porque se trata de Beleza na sua dimensão mais superlativa.
«After the Rain» a peça de bailado coreografada pelo inglês Christopher Wheeldon, foi criada como evocação do 11 de setembro. Acompanhada da música lindíssima de Arvo Part o que vemos são dois bailarinos a percorrerem o palco com os seus movimentos sensuais, quantas vezes a lembrarem poses da estatuária intemporal.
Há quem veja nesta peça o Amor, mas também a Morte, como se, uma vez mais estivéssemos perante a dualidade entre Eros e Thanatos. Mas no aparente desafio à gravidade, os corpos soltam-se como se já não tivessem peso desenhando sucessivas figuras no espaço num desafio permanente quanto à que escolheríamos como a mais impressiva.
Confesso que desde as criações maiores de Pina Bausch, que não me deixava surpreender tanto pelas emoções criadas a partir da simplicidade dos movimentos de alguém assim postado à minha frente.
Razão para ficar atento à oportunidade de ir acompanhando as criações daquele que já é reconhecido como um dos mais importantes coreógrafos da nossa contemporaneidade. 

Sem comentários: