quarta-feira, outubro 26, 2016

(V) «Mapplethorpe: Look at the Pictures» de Fenton Bailey e Randy Barbato

No DocLisboa este filme dedicado a um dos grandes fotógrafos da segunda metade do século XX, constituiu um dos títulos mais aliciantes para quem aprecia essa arte por muito que a obra e a vida dele tenham constituído motivo de polémica por nunca se importar com o choque inerente às suas opiniões.
Homossexual assumido, Mapplethorpe viu algumas exposições proibidas por quem as entendia como de conteúdo explicitamente pornográfico.
Mais de um quarto de século passado sobre a sua morte, Bailey e Barbato assinaram o mais completo documentário sobre o artista valendo-se do acesso ilimitado aos seus arquivos e trabalhos.
Alguns dos amantes e os irmãos do artista dão testemunho quanto a quem ele era, não faltando, igualmente, aquele que foi o seu mestre e lhe deu  os conhecimentos técnicos imprescindíveis para que viesse a conseguir os resultados estéticos ainda dignos de espanto.
O resultado é um retrato muito aprofundado de um percurso demasiado breve, interrompido drasticamente pela Sida numa altura em que ela ceifou muitos dos criadores mais interessantes da época.


Sem comentários: