quinta-feira, setembro 03, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: voltar a um fascínio do passado

Daqui a duas horas quem quiser saber de mim, encontra-me na sala grande da Cinemateca a repetir o prazer de assistir a um dos filmes mais entusiasmantes de Billy Wilder.
Realizado em 1970, «A Vida Íntima de Sherlock Holmes» é passado na Escócia, não faltando por lá o inevitável Monstro de Loch Ness. Mas também comparece à chamada a inigualável rainha Vitória, que achava uma tremenda deselegância a opção do primo Kaiser por submarinos destinados a subverterem o cavalheirismo das batalhas navais acima de água.
A quarenta e cinco anos de distância de quando o vi pela primeira vez, recordo quanto apreciei este título de um dos meus cineastas de estimação. E nem me atrevo a aceitar a velha ideia de não devermos regressar a algo que nos fez felizes no passado, por termos mudado o suficiente para que esse sortilégio não se repita. Estou confiante de que recuperarei o mesmo encantamento de quando ainda era um adolescente... 

Sem comentários: