sábado, setembro 26, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: os labirintos do Amor

Gaspar Noé costuma assinar filmes provocadores e com atmosferas glaucas. O seu novo título, «Love», segue a regra, que também contempla a da inocuidade dos seus temas.
Murphy é o protagonista do filme. No primeiro dia do ano acordara na companhia da vizinha e do respetivo filho, enquanto lhe chegava a mensagem da mãe da antiga companheira, Electra, a comunicar-lhe o seu desaparecimento.
Tomando o ópio deixado pela antiga amante mergulha, então, nas recordações do tumultuoso passado: o dia em que Omi lhe afiançara a gravidez causada pelo preservativo danificado com que a possuíra. Ou o ménage  a três, que vivera com as duas mulheres. Ou as esperanças em vir a expor as suas obras na galeria de um antigo amante de Electra.
Vivera, pois, um passado marcado pelo adultério permanente e mutuamente consentido entre si e Electra. Nada de estranho na geração a que pertence e em que o objetivo sempre foi o de fazer da vida uma festa permanente. Mesmo que, mais tarde ou mais cedo, acabe por desembocar em labirintos sem saída... 

Sem comentários: