sábado, junho 21, 2014

LIVRO: «Mundo Ardente» de Siri Hustvedt

Ao sexto romance a escritora norte-americana Siri Hustvedt imita Orson Welles que, em «O Mundo a Seus Pés», investigara quem fora o já falecido Charles Foster Kane. Neste romance procuram-se os sinais da existência de Harriet Burden, uma artista plástica dos anos 20 que, farta de ser desvalorizada por causa da sua condição de mulher, decide vingar-se do preconceituoso meio cultural nova iorquino e programa três exposições distintas das suas obras, mas apresentando-as como da autoria de três homens o mais dissemelhantes possível entre si: o jovem prodígio Anton Tish, o “míope, mulato e estranho” Phineas Eldridge e o narcisista Rune.
A exemplo do célebre filme de Welles temos um investigador - neste caso um professor universitário - que vai à procura de Harriet recorrendo a  uma vasta coleção de entrevistas, ensaios, artigos e cartas. E o resultado é mais um libelo da autora contra a discriminação suscitada por razões de género. Por isso mesmo o primeiro parágrafo do livro é elucidativo quanto às suas intenções: “Todo o trabalho intelectual e artístico tem mais sucesso na mente da multidão, quando a multidão sabe que, algures por detrás da grande obra, ou do grande embuste, se encontra uma pila e um par de tomates”.
E, de facto, olhando para a História da Arte Ocidental quantas pintoras conhecemos comparativamente com os seus confrades masculinos? Sobretudo se nos cingirmos aos que criaram as suas obras antes do início do século XX?


Sem comentários: