domingo, maio 25, 2008

UM OLHAR SOBRE A POBREZA

O estudo «Um Olhar sobre a Pobreza», agora apresentado por um conjunto de investigadores coordenados por Alfredo Bruto da Costa, não traz propriamente uma conclusão inesperada: entre 1995 e 2000, mais de metade da população portuguesa viveu uma situação de pobreza, que não é explicada apenas pela realidade do desemprego. É que, mesmo trabalhando, as famílias não conseguem ganhar o suficiente para satisfazerem as suas necessidades básicas. O que tem a ver com o seu nível de qualificações muito baixo, embora a realidade dos licenciados desempregados tenda a juntar a esses desfavorecidos, camadas de jovens nascidos em famílias da classe média.
O estudo ainda é elucidativo a outro nível: o da falência das políticas governativas destinadas a reduzir a dimensão dessa pobreza, mostrando como os subsídios da União Europeia e as dotações orçamentais nada vieram alterar essa realidade.
O que lança uma outra possibilidade: só com políticas diferentes, dentro de uma outra lógica ideológica, é que será possível produzir outros resultados…
Também para acabar com a pobreza se justifica um outro tipo de sociedade.

Sem comentários: