sábado, maio 31, 2008

INSTITUIÇÃO CRIMINOSA GERA CRIMINOSOS EM CADEIA

Confesso a minha genuína incapacidade para compreender a reacção desses pais e dessa irmã gémea, que choram a estranha morte de uma mulher-soldado no Iraque, mas não a atribuem, em termos de responsabilidade, a George W. Bush e à sua clique instalada na Casa Branca.
A história surgiu num dos documentários que a Sic Notícias costuma mostrar sob o título genérico «Panorama BBC» e mostra casos tenebrosos de mulheres-soldado norte-americanas, que foram vítimas de violações nos quartéis aonde prestavam serviço.
O documentário mostrava como a pretensa igualdade entre géneros, a que a instituição militar norte-americana se viu obrigada pelo poder político, não foi devidamente assimilada, acabando por ser torpedeada por quem aproveita a oportunidade para humilhar, agredir e abusar das mulheres, que lhes surjam ao alcance.
Ora essa situação insere-se dentro de uma lógica ideológica, que teve como lídimo representante nos últimos anos esse inefável texano, cuja partida para a reforma irá criar uma sensação de alguma higiene mental recuperada a nível da política internacional.
Aqueles pais e aquela irmã não podem compreender, como muitos dos eleitores republicanos, que os piores excessos do regime em vigor têm de ser imputados a políticas criminosas, dentro das quais os violadores passam por inquéritos inócuos, quase sempre concluídos em absolvição.
No caso da rapariga morta mostra-se como, tão só devolvido à impune liberdade, o agressor voltou a assediá-la ostensivamente. Por isso se a sua morte decorreu da depressão de se sentir incapaz de evitar novas agressões ou de uma retaliação brutal de um psicopata denunciado, o que está em causa é a ideologia de agressão ao mais fraco, que subjaz ao discurso militarista do Pentágono.
E se essa instituição se revela criminosa no seu todo não admira que os seus responsáveis nos mais diversos escalões repliquem essa postura crapulosa…

Sem comentários: