domingo, maio 25, 2008

AS INSUSPEITAS PORTAS ABERTAS PELOS TIRANOS

Que dizer de um ditador, que se apossa de um espaço e aí pretende impor a sua visão do que deverá ser essa sociedade? Criando uma milícia de jovens arrogantes, que entram portas adentro das casas para verificar se os governados se portam de acordo com os cânones definidos pelo grande líder…
Neste planeta, que avança pelo milénio adentro, ainda é possível encontrar este tipo de visionários tenebrosos, agora quase cingidos a países do Terceiro Mundo influenciados pela leitura mais ortodoxa do Corão. Ou em África com alguém da estirpe de um Mugabe.
Mas, pudesse George W. Bush concentrar em si os poderes de um ditador, quem nos diria que não imitaria os Ahmenidejadhs só para proibir o aborto, eliminar os homossexuais e dar ainda maior liberdade aos donos dos campos de petróleo.
E, no entanto, essa vontade de tudo comandar sobre os comportamentos dos governados é tão velha quanto o mundo e a existência de quem manda e de quem obedece.
Na viragem do século XV para o XVI, em Florença, Savoranola foi efémero líder deste tipo de governo.
Populista, conseguiu mobilizar os mais miseráveis para condenarem a corrupção dos detestados ricos, fazendo-os únicos responsáveis dos sofrimentos de quem nada possuía. E, graças ao sucesso dessa demagogia, passou a impor um conjunto de valores puritanos, que faziam do sexo a origem de todos os males.
O seu radicalismo era tão delirante, que até os seus seguidores começaram a duvidar de tantas proibições, de tanta conotação dos mais naturais gestos a tenebrosos pecados. E, quando ele é sujeito à fogueira, já poucos o lamentarão.
O que não deixa de ser singular é o facto de, pela sua capacidade de mobilização dos mais pobres, ele ter lançado as bases para pôr em causa os valores feudais, que ainda perduravam na sociedade de então.
Às vezes acaba por ser a tirania a abrir mais convictamente as portas da História futura...

Sem comentários: