segunda-feira, julho 09, 2007

VILLA BARBARO (1560) de ANDREA PALLADIO

Na colecção «Arquitecturas», que o canal franco-alemão ARTE, tem transmitido aos sábados ao fim da tarde, o documentário de Stan Neumann é extremamente interessante por revelar um edifício do século XVi de quando os comerciantes mais ricos de Veneza consciencializaram a importância de reorientarem os seus negócios, perdida que se encontrava a rota das especiarias e da seda em favor da rota das Índias aberta por Vasco da Gama. A solução era, então, dar valor às vastas planícies, que existiam a norte da cidade e na qual a agricultura iria florescer.
Os Bárbaro contrataram, então, o arquitecto Andrea Palladio para lhes conceber uma residência de campo, que tem muitas características notáveis: a influência da arquitectura clássica presente nas suas muitas colunas, o ajustamento da distribuição dos espaços em função das suas previstas funções, a construção em tijolos para tornar mais barata a obra, os frescos de Veronese com diversos trompe l’oeil.
Essa villa acaba por se tornar revolucionária nessa ligação entre o belo e o útil, a sua função palaciana e a de granja agrícola…

Sem comentários: